Os moluscos são seres triblásticos, protostômios, celomados e com simetria bilateral. Os seres desses filo são os que possuem a segunda maior variedade de espécies. Caracóis, ostras, mariscos, polvos e lulas são algumas das espécies mais conhecidas, mas existem diversas outras. Estão presentes no mar, em rios e ambientes úmidos e todos possuem uma características que os define como um grupo separado: todos tem o corpo mole.
Seu corpo é dividido em três partes:
- cabeça, onde ficam a boca e os órgãos sensoriais;
- massa visceral, onde ficam os órgãos internos e
- pé, usado para locomoção e captura de alimento
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos2/gastropoda.gif |
Possuem sistema digestório completo, com boca, esôfago, estômago, intestino e ânus. Sua alimentação varia com o meio, ou seja, os marinhos podem ser carnívoros, onde comem até animais de porte médio, com ouriços, estrelas-do-mar e até outros moluscos, ou se alimentar de algas; e os terrestres se alimentam de plantas. Alguns animais possuem rádulas(foto), um conjunto de pequenos dentes quitinosos usados para raspagem e obtenção de alimento.
http://www.sobiologia.com.br/figuras/Reinos2/radula.jpg |
O sistema respiratório também é variado conforme o habitat, podendo ser por brânquias, ou uma espécie simples de pulmão, o saco pulmonar e o sistema circulatório é do tipo aberto ou lacunar, onde o sangue parte do coração, indo por vasos sanguíneos até chegar as extremidades e liberando substâncias e oxigênio.
A reprodução é sexuada com fecundação interna e cruzada, onde os dois seres fencundam-se recíprocamente. O ovos, ao eclodirem liberam um novo indivíduo e não ocorre fase larval.
Os representantes terrestres e de água doce são os caracóis, os caramujos e as lesmas, que além de todas essas características possuem um exoesqueleto de calcário, que é a concha.
http://thumbs.dreamstime.com/x/caracol-terrestre-gigante-5242628.jpg |
http://www.lapatilla.com/site/wp-content/uploads/2011/06/caracoles_gigantes_africanos.jpg |
No mar, os representantes do grupo são os mariscos, as ostras, as lulas, os polvos, entre outros. Possuem tamanhos variados, tendo mariscos com poucos centímetros de comprimento e as lulas que são consideradas os maiores invertebrados do mundo e podem chegar até 12 metros de comprimento.
O vídeo abaixo retirado do Youtube mostra um polvo gigante atacando um tubarão onde é possível ter uma noção do tamanho do animal.
*O vídeo está em inglês
As pérolas são um mecanismo de defesa de algumas ostras contra corpos estranhos, como areia, que acabam se depositando entre a concha e o manto. Assim a ostra recobre o corpo com uma secreção chamada madrepérola que dá a cor e o brilho da "pedra" usada para a confecção de colares e brincos.
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhGxdHzLEQqyfmHvUhDHNisgHn5GqayRf2CXLWr-udvZ6J3_Uf_Dr2PtFCThdhs7k2NtSwhnd07mPSFy_GH9GLNGu57vpopcX4jiqUXqq9Lb5hQhGmhZVo8JlBqLnu-S5KC4IVvvjqp0w/s1600/perola+2.jpg |
Fontes de consulta: http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/moluscos.php
http://www.sobiologia.com.br/conteudos/Reinos2/biomoluscos.php
http://moluscos2011.blogspot.com.br/2011/03/curiosidades.html
http://www.portalbrasil.net/educacao_seresvivos_invertebados_moluscos.htm
Nenhum comentário:
Postar um comentário